O JOGO DE DAMAS
A IMPORTÂNCIA DO JOGO DE DAMAS NA SOCIEDADE PAULISTA E BRASILEIRA
Toda a estruturação da modalidade por décadas, sua importância junto a muitas áreas de serviço público, dentre as de destaque a educação, a assistência social o esporte e a saúde, fez com que os municípios investissem na montagem de estrutura de escolas de damas e equipes para serem representados.
É fato ver que nenhum outro estado brasileiro possui a grandiosa estrutura existente em São Paulo, claro devido a modalidade não estar inserida nas competições governamentais dos seus estados, de forma sistematizada e por equipes, incluindo a formação de base com os Jogos Escolares e o altíssimo rendimento, com os Jogos Regionais e Abertos.
MUITA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA
Sim. Segundo levantamento da DamPlay Organização, em parceria com a Federação Paulista de Damas, a damas no estado de São Paulo oportuniza mais de 1250 empregos diretos, que dependem da participação da modalidade nos Jogos Regionais, pois suas funções são a coordenação de montagem e treinamentos das equipes nos municípios.
Isso trás uma injeção de mais de quatro milhões de reais ao aquecimento comercial do Estado, oriundos de remunerações e premiações de competições, além de aquisições de materiais. Um retorno considerável, perto do investimento do estado em manter a modalidade nos Jogos Regionais e Abertos, que não chega a R$ 150.000,00.
INDIRETAMENTE ESSES BENEFÍCIOS SÃO IMENSURÁVEIS
Indiretamente os benefícios tornam-se incalculáveis devido a muitos investimentos de estrutura, que pouco ou muito aquece a economia, seja nas cidades que tenham as equipes ou em cidades sedes de competições. Transportes, locação de logística, uniformes de delegação, alimentação, aquisição de lembranças, aquisições individuais de materiais técnicos ou de jogo, investimento ou informatização didático, dentre muitos outros fazem parte do cotidiano do universo damístico, que sempre proporciona geração de emprego e renda indiretos.
EM 2024 FORAM MAIS DE 5 MIL ADEPTOS PRATICANDO DAMAS EM TODOS OS EVENTOS DO ESTADO
Circuito Paulista, Circuito Oeste Paulista Circuito CIRESJODAM, Campeonatos municipais, dezenas de Jogos da terceira idade em micro regiões, competições isoladas em mais de 70 municípios do Estado, além de todo cronograma de competições governamentais movimentaram mais de cinco mil atletas da modalidade em todo ano de 2024.
Isso mostra a força da modalidade junto a sociedade, e a maioria desses eventos não governamentais são preparatórios para tais eventos.
Assim, é nítido e claro que as ações acertadas do governo, seja estadual ou municipal, executivo ou legislativo, impulsionaram a modalidade a ser referência no país e na América.